CID 10 – B30: Conjuntivite Viral

Lista CID 10 para estudo e conferência – Oferecido por Eyecare Health.

A Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 10) tem o objetivo de padronizar a classificação de doenças e outros problemas relacionados à saúde. A CID 10 fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. A cada estado de saúde é atribuída uma categoria única à qual corresponde um código CID 10.

B30 – Conjuntivite viral

B30.0 – Ceratoconjuntivite devida a adenovírus

B30.1 – Conjuntivite devida a adenovírus

B30.2 – Faringoconjuntivite viral

B30.3 – Conjuntivite hemorrágica aguda endêmica (por enterovírus)

B30.8 – Outras conjuntivites virais

B30.9 – Conjuntivite viral não especificada


A conjuntivite refere-se à inflamação da conjuntiva, membrana externa e transparente que reveste o globo ocular e interior das pálpebras. Os principais vírus causadores da conjuntivite viral são os vírus respiratórios (como o vírus da gripe e o vírus sincicial respiratório), o vírus herpes simplex e o adenovírus.  

Em geral dura de 5 a 15 dias e os sintomas mais importantes são vermelhidão ocular, prurido (coceira nos olhos), sensação de areia, lacrimejamento e presença de secreção branco-amarelada. 

Seu tratamento é sintomático com colírios lubrificantes e compressas, sendo necessário em casos específicos o uso de medicações antivirais.

Devido à alta infectividade e transmissibilidade, é importante lembrar de higienizar bem as mãos e evitar compartilhar toalhas, lenços e outros objetos pessoais para evitar a disseminação da infecção.